O primeiro showcase festival e Conferência PRO de Portugal, fundado em 2014, tem vindo a reforçar com sucesso a sua missão: operar uma transformação cultural, social e económica por via da música, possibilitando a construção de caminhos sustentáveis para a internacionalização de artistas e profissionais nacionais da área em questão.
Pelo sexto ano consecutivo e por 4 dias na primavera, Guimarães converte-se em cidade da música, ao conjugar de forma inovadora a realização de um evento assente nas dimensões 3P: Processo (residências artísticas), Pensamento (Conferências PRO) e Produto (concertos).
Discutem-se pois os desafios colocados pela aceleração do mundo de forma interessada e atenta, por uma comitiva nacional e internacional, constituída por mais de 2 centenas de profissionais ao mesmo tempo que artistas provenientes de geografias diversas se encontram para criar e mostrar o seu talento através das residências artísticas ou showcases.
O sentido de expansão do Westway LAB – característica formativa do festival desde o primeiro momento – atinge este ano expressão planetária ao apresentar o Canadá como país em destaque para esta edição. Um grande foco de descoberta que se acende sobre um dos mais excitantes países no que à exportação da música diz respeito.
De igual modo, também as redes europeias (ETEP e INES) nas quais o festival se integra, contribuem decisivamente para a importante arquitetura de relações que se propagam, ao aportar valor cultural e económico a este particular ecossistema.
Continuar a pensar o cosmos a partir deste lugar tão singular tem feito do Westway LAB um poderoso mundo de possibilidades à escala humana, no qual o tempo e o espaço gerados têm permitido recuperar o significado original da palavra... qualidade.
Nem tudo por aqui pode ser dito, por isso, descubram e deixem-se descobrir mas não fiquem fora, porque o espírito é de inclusão.
Rui Torrinha